A Sarcopenia, doença musculoesquelética, pode ser prevenida
- ceciliareumato
- 13 de set. de 2024
- 3 min de leitura
Atualizado: 25 de set. de 2024

Sarcopenia é uma doença musculoesquelética em que ocorre a redução da força, desempenho e massa muscular, causando sintomas como fraqueza muscular, perda do equilíbrio e do desempenho físico para realizar atividades, como caminhar, subir escadas ou se levantar do sofá.
Em pessoas saudáveis, a diminuição da massa magra geralmente inicia-se após os 30 anos de idade, com perdas em torno de 1% a 2% ao ano. Sem medidas preventivas, idosos com 80 anos de idade podem ter somente 50% de sua massa muscular da juventude.
Veja os sintomas
Fraqueza muscular
Perda do equilíbrio
Aumento do risco de quedas e fraturas
Perda de resistência
Diminuição do tamanho dos músculos
Falta de autonomia para andar e levantar, necessitando de apoio de bengala, andador e cadeira de rodas
Sarcopenia em idosos
A sarcopenia pode provocar inúmeras dificuldades na vida do idoso, que surgem aos poucos, como desequilíbrio, dificuldade para caminhar e para atividades como fazer compras, arrumar a casa, ou, até, atividades básicas como tomar banho e se levantar da cama.
A doença pode ser prevenida com a adesão de dois hábitos fáceis de adotar: musculação e ingestão suficiente de proteínas.
Inclusão de musculação na rotina
Para recuperar os músculos, é importante evitar o sedentarismo e praticar atividades físicas como musculação e caminhada.
A musculação é a atividade mais recomendada pois também ajuda na redução do risco de demência no idoso, trazendo independência, permitindo que ele consiga realizar suas atividades diárias como subir escadas, se levantar, e carregar as sacolas do supermercado.
Em reumatologia tratam-se as patologias nas articulações, e no entanto, não adianta só tratar o desgaste articular, é necessário fortalecer os músculos que estão em volta da articulação para ajudar na estabilização do corpo. Nas atividades físicas, destacam-se os exercícios de resistência e levantamento de peso.
Alimentos ricos em proteína
Na alimentação, a proteína consumida pode ser animal ou vegetal. Essa combinação ajuda a ganhar ou manter massa muscular.
Para pessoas saudáveis recomenda-se a ingestão de pelo menos 1 a 1,2 g de proteínas por quilo de peso corporal ao dia. Principalmente para indivíduos na terceira idade que não tem nenhuma contraindicação para isso.
Para pacientes internados, a participação ativa nos exercícios de fisioterapia e a manutenção de uma dieta rica em proteínas (de 1,2 a 2 g por quilo de peso corporal) são fundamentais para reduzir a perda de massa muscular.
Alimentos ricos em proteína:
Carne de frango (100 g) = 32,8 g de proteína
Queijo (100g) = 26 g de proteína
Carne de vaca (100 g) = 26,4 g de proteína
Soja (100 g) = 12,5 g de proteína
Quinoa (100 g) = 12 g de proteína
Tofu (100 g) = 8,5 g de proteína
Feijão (100 g) = 6,6 g de proteína
Ervilha (100 g) = 5,42 g de proteína
Como confirmar o Diagnóstico
O diagnóstico da Sarcopenia é feito pela avaliação dos sintomas, histórico de saúde, idade e exame físico no consultório para avaliar a força muscular.
Tratamento da Sarcopenia
O tratamento da Sarcopenia envolve exercícios de resistência, conforme as condições físicas de cada paciente, e dieta orientada com suplementação de proteína, como whey protein. O tratamento é a longo prazo, podendo durar meses ou anos, e geralmente implica uma mudança de estilo de vida, portanto para a vida toda. Para pacientes que perderam massa muscular durante uma enfermidade aguda, o tratamento cessa com a recuperação do volume muscular e principalmente da força muscular.
Além da atividade física, é fundamental o acompanhamento com nutrólogo ou nutricionista para que seja prescrita uma dieta com a quantidade correta de proteínas que o paciente precisa.
Agende a consulta com um reumatologista na região mais próxima de você. Em Porto Alegre/RS a Dra. Cecília Varella faz uma avaliação geral de saúde com enfoque nas doenças reumatológicas, orientando atividade física. Agende pelo Whatsapp (51) 99900-2821